Pedreira do Abraão – Normas


Todos sabem da importância que a Pedreira do Abraão tem para os escaladores de Florianópolis e região. O acesso ao parque foi conseguido por meio de muito esforço e dedicação dos escaladores e, principalmente, pelos membros da ACEM. Temos que trabalhar no sentido da manutenção e ampliação desse acesso por meio do cumprimento do convênio assinado  com a Polícia Militar Ambiental e do uso responsável do setor.

Leia o convênio entre a ACEM e a PMA para maiores detalhes sobre o acesso: Termo de Convênio n. 091.15 – ACEM

Desta forma, apresentamos, a seguir, os procedimentos que DEVEM ser seguidos por todos os escaladores. O não cumprimento das normas apresentadas neste documento poderá causar a perda do acesso de toda comunidade escaladora, ou, punitivamente, de forma individual, a perda do acesso do associado descumpridor. (versão PDF para associados, versão PDF para recepção.)


Ao chegar identifique-se com a carteirinha da ACEM na portaria do batalhão assinando o livro de registro de entrada e deixe a carteirinha com o policial. Se a carteirinha estiver vencida, regularize a situação antes de ir na Pedreira.

Faça a leitura do termo de compromisso nas primeiras páginas do livro de registro e das placas no acesso à base das vias.

Ao sair, registre sua saída, mesmo que venha a retornar, e peça sua carteirinha ao policial. Caso volte, faça novamente o processo de identificação.

Dentre os presentes pelo menos um associado deve ter curso de 1º socorros. Na sua carteirinha de associado existe indicação desta formação. Certificados com menção “primeiros socorros” também podem ser usados e apresentados ao policial na recepção.

O acesso à parede de escalada é permitido de segunda a domingo no horário das 8h00 às 18h00. Havendo iluminação apropriada, o acesso será estendido até as 22h00. Outros horários demandam autorização expressa do BPMA.

Tenha especial atenção aos procedimentos de segurança. É obrigatório o uso de capacete de escalada, inclusive para quem está na base das vias. Qualquer pessoa sem capacete deve ficar fora do alambrado. Não utilize capacete de outros esportes. Não é permitido escalada solo. Não acesse o topo das vias quando a rampa estiver úmida.

Acompanhantes devem entrar e sair do local sempre acompanhados do associado responsável. No livro de registro de entrada, o associado responsável se identifica e assina na mesma linha que o acompanhante. Acompanhantes devem deixar um documento oficial com foto junto à carteira do associado responsável. Caso o associado responsável vá embora, outro associado poderá assumir a responsabilidade e um novo registro de entrada deve ser feito para o acompanhante.

Tenha ciência da responsabilidade de levar acompanhes. Qualquer problema que ocorrer, você será responsabilizado.

Caso seja verificada alguma anormalidade, favor informar ao policial e à ACEM (info@acem.org.br) para que sejam tomadas as medidas cabíveis. Nós devemos cumprir e fazer cumprir as regras de acesso à Pedreira; desrespeitá-las pode implicar na perda do acesso de toda a comunidade escaladora.

Seja cordial, responsável e divirta-se.