Apresentação do Caminho da Mata Atlântica e oficina de sinalização em Florianópolis


Interessados em participar da construção da maior trilha do Brasil, o Caminho da Mata Atlântica, com mais de 3 mil quilômetros, poderão conhecer os todos os detalhes numa reunião neste sábado, 3 de março, das 09:00 as 17:00, na sede da Federação de Montanhismo e Escalada de Santa Catarina – FEMESC, junto à Polícia Militar Ambiental, na Pedreira do Abraão/Itaguaçu. O projeto conta com o apoio e participação da ACEM, da FEMESC e diversas outras entidades de montanhismo no Brasil.

O Caminho da Mata Atlântica será a primeira trilha brasileira de grande extensão, começando no Parque Nacional dos Aparados da Serra (RS) e chegando até o Parque Estadual do Desengano (RJ).

A ideia é interligar diversas trilhas importantes já existentes, e ao mesmo tempo fortalecer e disseminar iniciativas locais nesses caminhos, como pousadas, campings, restaurantes, atividades de ecoturismo e aspectos históricos e culturais. A trilha cruzará mais de 60 áreas protegidas, incluindo 10 Parques Nacionais e 32 Estaduais, formando um grande corredor e promovendo o ecoturismo, a geração de renda para comunidades locais e a conservação das áreas protegidas.

Em Santa Catarina serão sete trilhas em unidades de conservação, incluindo o Parque Nacional de São Joaquim e o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro.

O Caminho da Mata Atlântica é uma iniciativa do Borandá, movimento fomentado pelo WWF-Brasil que conta com muitos parceiros, entre órgãos gestores de Unidades de Conservação, clubes de montanhismo e organizações da sociedade civil.

O evento é gratuito, aberto a todos os interessados, e será coordenado pela ASSEPAVI – Associação de Ecoturismo e Preservação de Meio Ambiente no Vale do Itajaí.

Para se inscrever, acesse: https://www.eventbrite.com.br/e/apresentacao-do-projeto-cma-e-oficina-de-sinalizacao-tickets-43524893127

E saiba mais sobre o Caminho da Mata Atlântica:
http://movimentoboranda.org/conheca-o-caminho-da-mata-atlantica/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.