ACEM realiza projeto piloto com grampos de titânio 4


Dia 16 de dezembro de 2017 deverá ficar como uma data histórica para a comunidade de escaladores da Grande Florianópolis. Foi quando uma equipe da ACEM implementou o projeto piloto para uso de grampos de titânio, em uma via no setor 2 da Barra da Lagoa (ou Ponta da Galheta, na via 23 neste croqui)

Esta instalação é fruto de pesquisas técnicas desenvolvidas dentro da ACEM ao longo de 2017 (veja o relatório detalhado aqui). A intenção é atacar o problema das regrampeações constantes em regiões próximas ao mar, devido à corrosão, que é o caso de diversos setores em Florianópolis, e que acarreta em muitos custos, tempo e impacto negativo na rocha (manchas de ferrugem e, principalmente, excesso de furos).

Os associados Jomi Hubner e Rodrigo Carlson lideram estas pesquisas, e concluíram que o grampo de titânio é a melhor opção em longo prazo (tem um investimento inicial maior, porém uma durabilidade muito maior do que qualquer outra opção, e acaba com a necessidade de se realizar novos furos). Assim, o Conselho Executivo deliberou pelo investimento da ACEM neste projeto piloto realizado dia 16, como forma de testar as conclusões da pesquisa no contexto das vias de Florianópolis, aprender as peculiaridades da instalação (exige um furo diferente, uso de cola etc), levantar mais precisamente os custos, para então avaliar a pertinência da expansão do uso desta proteção para outros locais da Grande Florianópolis.

Este projeto piloto foi executado por Jomi Hubner, Rodrigo Carlson, Adriano Pina, Heitor Kagueiama, e Rodrigo Ferreira, com apoio direto também de Elton Koga, Ricardo Garcia, e João Amorim. A via foi a mesma na qual duas proteções haviam sido testadas no dia anterior (veja sobre isto aqui), e que foi conquistada por Marius Bagnati há 11 anos, também associado da ACEM e que apoia o projeto. Foram instalados 5 grampos de titânio da Titan Climbing, empresa da Inglaterra, totalmente financiados pela ACEM.

Abaixo, algumas fotos feitas pelo Adriano Pina:

 

Primeiro grampo de titânio instalado em Florianópolis, da Titan Climbing, adquirido pela ACEM


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 pensamentos em “ACEM realiza projeto piloto com grampos de titânio