Dia da Montanha Limpa 2017


A Acem, com apoio da Femesc, participou em setembro do Dia da Montanha Limpa 2017, com um mutirão na Pedra Branca (Palhoça/São José). No dia 23/09 os associados recolheram lixo e fizeram manutenção e sinalização das trilhas de escalada.

Outra atividade semelhante, também em setembro, foi realizada antes do Encontro Feminino de Escalada, no Morro da Cruz, em Florianópolis, incluindo manutenção da trilha de acesso, contenção de processos erosivos na trilha e novos degraus em vários pontos do setor principal, além da limpeza do acesso às vias da Face Leste do morro.

Mais sobre o Dia da Montanha Limpa
É uma ação de conservação das montanhas realizada simultaneamente em diversos locais da América Latina. Sob o “guarda-chuva” do Acceso PanAm, as Organizações Locais de Escalada promovem mutirões envolvendo a comunidade local na conservação da área de escalada e montanhismo. No Brasil, a coorganizadora é a Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada (CBME), através de seu Programa Adote uma Montanha (PAM). O Dia da Montanha Limpa faz parte da campanha A Limpiar Nuestras Montañas, do Acceso PanAm.

O objetivo da campanha é a promoção da conservação das montanhas através de um mutirão de limpeza de uma área de montanhismo, assim como:
– Promover a conservação das áreas de montanhismo;
– Congregar a comunidade de escalada e montanhismo;
– Promover uma educação de quem são os montanhistas, escaladores, o que é o montanhismo e a importância das montanhas;
– Permitir que os escaladores e montanhistas “retribuam” um pouco do que recebem das montanhas.

http://www.cbme.org.br/novo/adote-uma-montanha/dia-da-montanha-limpa-2017/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *