Preparação para novas vias na Pedreira do Abraão


A ACEM está promovendo a ampliação da área de escalada na Pedreira do Abraão, em Florianópolis. A intenção é preparar a face de rocha onde serão abertas novas vias, com a retirada de blocos soltos e retirada de terra e vegetação que for necessária e permitida. A área da parede que receberá novas vias fica à direita das atuais vias, depois da via Procura-se um maculelo. Até o momento, foram três operações, em 11/07/2016, 20/02/2017 e 22/02/2017, coordenadas por Adriano Pina, membro do conselho técnico da ACEM, com autorização da Polícia Militar Ambiental, e cooperação de diversos associados.

Estas etapas iniciais retiraram vários blocos de pedra que ofereceriam grande risco de descolamento durante as futuras escaladas. A próxima etapa é aguardar que a face preparada seja lavada pelas chuvas, para uma última avaliação de segurança, e então proceder com a colocação de proteções fixas nas novas linhas (que será doadas pela ACEM e associados). Estima-se que sejam abertas entre 2 e 4 vias nesta primeira nova área preparada.

A intenção é abrir novas vias por toda a face da Pedreira à direita, em novas operações como esta. Desta forma, a ACEM pede que não sejam conquistadas nenhuma via nestas áreas sem o contato com os conselhos da associação.

Abaixo, algumas fotos e videos (feitas por Adriano Pina) das operações realizadas até agora.

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.