Pedreira do Abraão – Normas


Tutorial de AcessoTodos sabem da importância que a Pedreira do Abraão tem para os escaladores de Florianópolis e região. O acesso ao parque foi conseguido por meio de muito esforço e dedicação dos escaladores e, principalmente, pelos membros da ACEM. Temos que trabalhar no sentido da manutenção e ampliação desse acesso por meio do cumprimento do convênio assinado  com a Polícia Militar Ambiental e do uso responsável do setor.

Leia o convênio entre a ACEM e a PMA para maiores detalhes sobre o acesso: Termo de Convênio n. 091.15 – ACEM

Desta forma, apresentamos, a seguir, as normas que DEVEM ser seguidas por todos os escaladores. O não cumprimento das normas apresentadas neste documento poderá causar a perda do acesso de toda comunidade escaladora, ou, punitivamente, de forma individual, a perda do acesso do sócio descumpridor.

 

  • Ao chegar, identifique-se imediatamente com a carteirinha de sócio na portaria do batalhão e assine o livro de presença.
  • Siga as instruções da placa que está fixada no acesso à base das vias.
  • Quando sair, registre sua saída, mesmo que venha a retornar.
  • É obrigatório o uso de capacete de escalada, inclusive para quem está na base das vias; visitante sem capacete deve ficar fora do alambrado; o capacete deve ser específico e homologado para esse tipo de atividade, não é permitido capacete de outros esportes.
  • Não se arrisque se a pedra estiver úmida, o acesso ao topo e base das vias só será permitido se a pedra estiver seca. O acesso ao topo das vias deve ser feita por escalador com capacete, caso verifiquem algum visitante “passeando” desavisadamente, solicite que desça e caso não seja atendido informe o policial responsável.
  • O sócio será responsável por todos os seus acompanhantes não sócios e deverá acompanhá-los a todo momento e instruí-los sobre as regras vigentes. Os acompanhantes devem sair junto com o sócio responsável. O sócio assina primeiro e abaixo os que estão sob sua responsabilidade, estes terão que sair junto.
  • Não é permitido escalada em solo, ou seja, sem a utilização dos equipamentos de segurança da escalada esportiva (ex. cadeirinha, sapatilha, capacete, corda, etc.).
  • Os escaladores sócios são responsáveis por informar à ACEM qualquer descumprimento das normas para que possam ser tomadas as medidas preventivas cabíveis.
  • Lembre-se que nossa presença não deve causar transtorno aos policiais, nós devemos cumprir e fazer cumprir as normas, quanto menos dermos trabalho, melhor será nossa convivência.