Pedreira do Abraão


A pedreira conta atualmente com mais de 31 vias de escalada. Praticamente todas as vias estão protegidas com chapeletas e possuem parada dupla no final. A extensão das vias não excede 25 m. A graduação das vias varia do IV ou VIII grau. A foto abaixo dá um panorama do Pedreira. No final do ano de 2005 a pedreira foi transformada no parque municipal Parque Aventura Maria Inês Tournier Rodrigues, e hoje é o quartel da Polícia Militar Ambiental, que controla a entrada e saída dos escaladores. Somente sócios com carteira em dia da ACEM podem escalar no local, ou liberar a entrada de não sócios (desde que esteja presente e assuma a responsabilidade por estes não sócios). O portão de acesso costuma estar fechado nos finais de semana e feriados, quando poderá ser aberto através de um telefonema para a portaria da PMA, no (48) 3665-4770, indentificando-se e informado que se tratam de escaladores. Mesmo neste caso, e em todos os outros, deve ser feito um registro por escrito, na entrada e na saída, na portaria, mediante apresentação da carteira de sócio da ACEM.

Por uma questão de respeito aos funcionários de plantão na portaria, pedimos que se evite, quando possível, solicitar qualquer coisa ao policial de plantão durante seu horário de almoço, entre 12:00 e 13:00 horas, principalmente em dias de finais de semana e feriados. Para tanto, pedimos que se evite entrar ou sair nestes horários, caso o portão esteja fechado.

A pedreira tem sua face voltada para oeste. O sol começa a bater no final da manhã. Após chuvas fortes e duradouras as vias principais ficam vertendo água por algum tempo, mas a maioria das vias seca rapidamente.

O parque fica no final da rua Mário Cândido da Silva no bairro Abraão (Continente), e é de fácil acesso.

O acesso ao parque e a escalada é regulamentado por um convênio entre a ACEM e a Polícia Militar Ambiental que pode ser acessado pelo link: Termo de Convênio n. 091.15 – ACEM

 

Croqui Pedreira - Base 1 Croqui Pedreira - Base 2 Croqui Pedreira - Vias