Estrutura


Estrutura

São órgãos deliberativos da ACEM a Assembléia Geral e o Conselho Executivo. A ACEM conta com três órgãos consultivos e de assessoria, são eles: Conselho de Ética, Conselho Técnico e Conselho de Meio Ambiente

Assembléia Geral

A Assembléia Geral é o órgão máximo de decisão da Associação, da qual pode participar, com direito a voto, qualquer associado que esteja no gozo de suas funções e em dia com sua anuidade.

Conselho Executivo

O Conselho Executivo é o órgão responsável pela administração e operacionalização da Associação. É composto por oito Membros Titulares e dois Suplentes, eleitos democraticamente, com mandato de um ano. Entre seus integrantes escolhe um Coordenador, um Tesoureiro e um Secretário. O Conselho Executivo reune-se mensalmente em reuniões abertas aos associados e simpatizantes que possuem direito a voz.

Conselho de Ética

O Conselho de Ética é responsável por assessorar o Conselho Executivo em temas relativos a definição de normas éticas para as atividades da Associação e emitir pareceres a respeito da conduta ética de seus Associados. Quatro membros integram o Conselho de Ética e são eleitos em assembéia geral a partir de uma lista de nomes sugeridas e aprovadas em Reunião do Conselho Executivo. O Coordenador deste conselho é escolhido pelos seus integrantes em reunião para este fim.

Conselho Técnico

O Conselho Técnico é responsável por assessorar o Conselho Executivo em temas técnicos, como a elaboração de normas técnicas e regulamentos para as atividades, bem como dar parecer técnico sobre projetos relativos a escalada e ao montanhismo. É composto por quatro membros eleitos em Assembléia Geral a partir de uma lista de nomes sugerida e aprovada em Reunião do Conselho Executivo. Um coordenador é escolhido pelos integrantes deste conselho.

Conselho de Meio Ambiente

O Conselho de Meio Ambiente é responsável por assessorar o Conselho Executivo em temas relativos ao meio ambiente, como a elaboração de manutenção de trilhas, base de áreas de escalada e preservação da rocha. É composto por quatro membros eleitos em Assembléia Geral a partir de uma lista de nomes sugerida e aprovada em Reunião do Conselho Executivo. Um coordenador é escolhido pelos integrantes deste conselho.